segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Jogo das Quatro cores

Matemática: Jogo das quatro cores


Jogo das quatro cores ou Teorema das quatro cores é um teorema simples, mas de formulação complexa. A sua formulação é a seguinte:
Dado um mapa plano, dividido em regiões, quatro cores são suficientes para colori-lo de forma que as cores não se toquem.  O problema consiste em provar que é possível colorir com quatro cores um mapa de uma região qualquer de modo que dois territórios adjacentes não tenham a mesma cor.


Esse jogo, além de divertido, estimula o raciocínio lógico das crianças.

Para saber mais sobre o jogo leia: O jogo das quatro cores e Teorema das quatro cores.

Divirta-se com seus alunos ou filhos com as atividades abaixo elaboradas para o blog.

 



quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Jogos de Tabuleiro - QUARTO

O Quarto é um jogo de tabuleiro para dois jogadores inventado por Blaise Müller.

Quarto é um  Jogo de estratégia. Estimula criatividade, coordenação motora, visão espacial, disciplina e raciocínio lógico.

Um jogo de origem francesa, premiado nos congressos de Boulogne - Billancourt e em Cannes em 1992 e em outros países da Europa e nos EUA.

O objetivo do jogo é alinhar 4 peças que tenham algum dos 8 atributos em comum, tanto horizontal, vertical ou diagonalmente.
Este jogo tem uma importante característica pedagógica que é a de detectar ou não o domínio de certos conceitos por meio da ação realizada pela criança. Pode-se descobrir de que modo ela se organiza no espaço e no tempo, como estabelece relações entre partes e todo, se consegue coordenar simultaneamente diferentes aspectos de uma situação analisando todas as possibilidades ou, ainda, se é capaz de transferir conhecimentos adquiridos.

O jogo desenvolve-se num tabuleiro 4×4. Existem 16 peças únicas, cada um das quais com quatro atributos:

  • grande ou pequena;
  • vermelha ou azul (ou qualquer outro par de cores);
  • quadrada ou redonda;
  • oca ou maciça.


Os jogadores, à vez, escolhem a peça que o seu adversário terá de colocar no tabuleiro. Um jogador vence se ao colocar a peça consegue formar uma linha, coluna ou diagonal em que todas as peças tenham uma característica comum (todas pequenas, todas redondas, etc). Uma variante incluída em muitas edições é a possibilidade de ganhar o jogo ao formar um quadrado 2×2 nas condições anteriores.

O jogo termina em empate se todo o tabuleiro estiver preenchido e não se tiver verificado nenhuma situação de vitória. Note-se que estas são as regras básicas.

O Quarto distingue-se por ser um jogo em que apenas existe um conjunto de peças para os dois jogadores em vez de um conjunto separado para cada jogador.


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

"Mankala - Jogo de Tabuleiro de origem africana explora valores e habilidades"

"Mankala - Jogo de Tabuleiro de origem africana explora valores e habilidades", de autoria da Professora VÉRA NEUSA LOPES, que é Licenciada em Ciências Sociais e Especialista em planejamento Educacional, Porto Alegre/RS.
 
Trata o texto das possibilidades do uso do tabuleiro de mancala, como fonte de aprendizado, não só da matemática, mas das questões da cultura africana no Brasil.
Tomei a liberdade de escanear e o artigo e colocá-lo aqui, pois tenho que educação & jogos sempre fizeram uma boa dupla.

(Clique na foto para baixar o arquivo, zipado)
A Profa. Véra, fez a gentileza de indicar, no texto, o site dos
Jogos Antigos como fonte de consulta!!!
Obrigado!!!

Jogos de Tabuleiro - MANCALA



Os mancalas constituem uma família de jogos em que o tabuleiro consiste de duas, três ou quatro fileiras de buracos, nos quais são distribuídas pedrinhas.

A família dos Mancalas é muito antiga e sua origem é incerta. Espalhou-se por vários continentes e tornou-se muito popular na África.

Uma de suas versões mais comuns é jogada no tabuleiro tradicional egípcio, com duas fileiras de 6 buracos e um buraco maior que ocupa as duas fileiras em cada ponta. Os seis buracos de baixo são seus e o buraco maior da direita é a sua mancala, ou seu depósito de pedras capturadas.


O objetivo do jogo é capturar o maior número de pedras.

O jogo começa em geral com 4 pedras em cada buraco. Sua jogada consiste em escolher um buraco, retirar suas fichas e distribui-las pelos outros buracos, uma por buraco, no sentido anti-horário (em algumas versões do jogo, no sentido horário). Quando você passa por sua mancala, você deixa uma pedra nela como se fosse um buraco normal. Mas a mancala do adversário você pula.

Se a última pedra distribuída cair na sua própria mancala, você joga de novo. E se ela cair em um dos seus buracos e ele estiver vazio, você leva para sua mancala não apenas essa pedra, mas todas as pedras que estiverem no buraco adversário exatamente oposto.

Quando os 6 buracos de um jogador estão vazios, o adversário coloca todas as pedras que estiverem na sua metade do tabuleiro em sua mancala. Somam-se então as pedras e quem tiver mais vence.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Recursos para Hora do Conto


Livro: Tudo por um pacote de amendoim = Avental pedagógico



Livro: Menina Bonita do laço de fita


Livro: A Centopeia que sonhava



Livro: A Cigarra e a Formiga


Livro: Prá lá e Prá Cá


História: A Criação do mundo


Bela Adormecida e os 7 anões - em feltro


Maleta para a Hora do Conto (frente)


Maleta para a Hora do Conto (verso)


Livro: A Cesta da dona Maricota

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Ideias para a sala de aula...


Calendário 


Para colocar na porta da sala (faça as janelinhas e coloque as fotos dos seus pequenos em cada uma delas)


Como está o tempo?


Chamadinha (os nomes são colocados pelos próprios alunos, assim reconhecem as letras do seu nome)