Quarto é um Jogo de estratégia. Estimula criatividade, coordenação motora, visão espacial, disciplina e raciocínio lógico.
Um jogo de origem francesa, premiado nos congressos de Boulogne - Billancourt e em Cannes em 1992 e em outros países da Europa e nos EUA.
O objetivo do jogo é alinhar 4 peças que tenham algum dos 8 atributos em comum, tanto horizontal, vertical ou diagonalmente.
Este jogo tem uma importante característica pedagógica que é a de detectar ou não o domínio de certos conceitos por meio da ação realizada pela criança. Pode-se descobrir de que modo ela se organiza no espaço e no tempo, como estabelece relações entre partes e todo, se consegue coordenar simultaneamente diferentes aspectos de uma situação analisando todas as possibilidades ou, ainda, se é capaz de transferir conhecimentos adquiridos.
O jogo desenvolve-se num tabuleiro 4×4. Existem 16 peças únicas, cada um das quais com quatro atributos:
- grande ou pequena;
- vermelha ou azul (ou qualquer outro par de cores);
- quadrada ou redonda;
- oca ou maciça.
Os jogadores, à vez, escolhem a peça que o seu adversário terá de colocar no tabuleiro. Um jogador vence se ao colocar a peça consegue formar uma linha, coluna ou diagonal em que todas as peças tenham uma característica comum (todas pequenas, todas redondas, etc). Uma variante incluída em muitas edições é a possibilidade de ganhar o jogo ao formar um quadrado 2×2 nas condições anteriores.
O jogo termina em empate se todo o tabuleiro estiver preenchido e não se tiver verificado nenhuma situação de vitória. Note-se que estas são as regras básicas.
O Quarto distingue-se por ser um jogo em que apenas existe um conjunto de peças para os dois jogadores em vez de um conjunto separado para cada jogador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário